Férias, passado e futurologia da bolha imobiliária

Por esses tempos eu estou de férias. E entediado. Me pus a limpar a caixa postal de email. Limpar mesmo. A ponto de sobrar só 6 emails.

E ao fazer isso me deparo com emails trocados com conhecidos a respeito de famigerada bolha imobiliária brasileira. Não é de hoje que eu interfiro na vida financeira e profissional de amigos e conhecidos, e essa troca de emails em particular era sobre a pressa para que amigos acelerassem seus planos imobiliários que dependessem de financiamento pelo SFH. Meu medo (então) era que a falta de crédito barato causasse uma mini-bolha imobiliária que secasse o todo o crédito imobiliário (na pior das hipóteses) ou que que fizesse sobrar apenas crédito imobiliário caro, o que na prática dava na mesma.

Pois bem. Eis que hoje um Google Alerts me traz notícias relacionadas. Uma coisa leva a outra e eis que eu finalmente paro para fazer alguns estudos que eu estava devendo a esses amigos.

A discussão sobre bolha imobiliária no Brasil é longa, cheia de meandros e complicações. A começar pela definição do que é “bolha”.

Vale então eu mencionar as coisas que eu acredito, talvez para facilitar a discussão caso (pretensão!) haja alguma.

1. O preço dos imóveis no Brasil ficou estagnado décadas, por pura falta de crédito imobiliário. Não ter uma moeda estável era outro impeditivo grave. A falta de crédito terá o efeito inverso.

2. Não espero uma bolha à lá norte-americana, que arrasta o sistema financeiro numa série dequebradeiras. Uma série de quebradeiras bem persistente, aliás.

3. Mas eu temo a Encol. Algumas falências dessas causariam (plural) pânico creditício o suficiente para fazer uma bela baderna no setor imobiliário como um todo.

4. Crises econômicas tem causas complexas que se acumulam sobre longos períodos de tempo. Junte isso à curta memória humana para as crises e temos todo o necessário para tempestades perfeitas.

5. Dessa vez não será diferente. As crises não são idênticas entre si, por certo, mas sua frequência e persistência ao longo dos séculos o são.

Acabei colocando muitos links acima, e até sugiro a leitura detida deles se algum leitor meu tiver a paciência.

Na sequência, o primeiro dos meus estudos, e justamente o de resultado mais surpreendente.

Deixe um comentário